Inscrições na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira 2024-2025

Os encarregados de educação deverão fazer as respetivas inscrições na plataforma da Câmara Municipal para todas as valências que estejam interessados.

Para os alunos de CONTINUIDADE, que em anos anteriores já frequentaram estabelecimentos de educação e ensino da rede pública do concelho, as inscrições têm que ser efetuadas através da Plataforma SIGA, no menu Candidaturas.

Deverá utilizar os dados de acesso de Encarregado de Educação que já lhe foram enviados anteriormente ou, caso seja necessário, poderá recuperar os dados de acesso indicando o e-mail associado à matrícula do seu educando.

Para os Encarregados de Educação que não obtiveram antecipadamente as credenciais ou não conseguiram fazer a recuperação da password, poderá consultar o SIGA – Manual de Acesso  ou contactar a sede do Agrupamento de Escolas respetivo.

Para os alunos que vão ingressar pela primeira vez na educação pré-escolar ou no 1º ciclo de ensino que não tenham ainda ficha de aluno na plataforma SIGA, poderão inscrever-se aqui:

Ação Social Escolar

O programa da Ação Social Escolar, apresenta e estabelece os critérios e condições de acesso à atribuição dos apoios municipais, previstos no âmbito da Ação Social Escolar. Assenta numa importante e essencial medida de construção de politicas educativas equitativas e promotoras de igualdade entre as crianças e jovens do concelho de Vila Franca de Xira.

Destinado aos alunos da educação pré-escolar, ensino básico e ensino secundário, abrange os alunos que dispõem do escalão 1 ou 2 do abono de família, podendo nalgumas situações excecionais previstas na lei abranger outros alunos.

Formulário de Inscrição

Escola a Tempo Inteiro | Atividades de Animação e Apoio à Família na Educação Pré-escolar

Destinam-se a assegurar o acompanhamento das crianças na educação pré-escolar antes e depois do período diário de atividades educativas e durante os períodos de interrupção destas.

Esta valência está sujeita a comparticipação familiar.

No 2.º e 3.º períodos letivos, a inscrição e alterações na modalidade de horário só são permitidas em casos de novas matrículas no estabelecimento de educação e ensino, encarregados de educação desempregados que iniciem atividade laboral, ou outros casos excecionais devidamente documentados e analisados pelo agrupamento de escolas e pela entidade parceira de acordo com o artigo 5.º do Regulamento Municipal da Escola a Tempo Inteiro.

Escola a Tempo | Componente de Apoio à Família no 1º Ciclo

Destina-se a assegurar o acompanhamento dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico antes das componentes do currículo e depois das atividades de enriquecimento curricular, bem como durante os períodos de interrupção letiva.

Esta valência está sujeita a comparticipação familiar.

No 2.º e 3.º períodos letivos, a inscrição e alterações na modalidade de horário só são permitidas em casos de novas matrículas no estabelecimento de educação e ensino, encarregados de educação desempregados que iniciem atividade laboral, ou outros casos excecionais devidamente documentados e analisados pelo agrupamento de escolas e pela entidade parceira de acordo com o artigo 5º do Regulamento Municipal da Escola a Tempo Inteiro .

Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)

Destinam-se aos alunos 1.º ciclo do ensino básico e são atividades gratuitas, de caráter facultativo, e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural e decorrem nos estabelecimentos  de educação e ensino.

Refeições Escolares

Todos os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, que desejem usufruir das refeições escolares, têm que efetuar a candidatura para inscrição nas refeições escolares, independentemente de beneficiarem ou não dos apoios da ação social escolar.

Transportes Escolares

São abrangidos pelo serviço de transportes escolares os alunos residentes no Concelho e que frequentam o Ensino Básico ou o Ensino Secundário oficial, particular com contrato de associação e paralelismo pedagógico, ou cooperativo em iguais condições, quando a paragem de transporte público que serve a área da sua residência diste 3 Km dos estabelecimentos de ensino.

Este apoio não se aplica quando a opção por uma escola fora da área de residência com a mesma oferta educativa seja feita pelo aluno ou pelo encarregado de educação.

icons8-endereço-100

Rua da República, Encosta do Monte Gordo